Case - Redesenho de processo

Agosto/2012 a Outubro/2018
Situação atual
Basicamente 2 áreas de Compras, sendo 1 na região Sul Fluminense e outra em São Paulo.
Processos diferentes e inadequados visando modelo futuro (solução de e-procurement)
Ausência de SLAs junto aos clientes internos.
Processos não automazidados e lentos.
Atuação Level
Mapeamento da situação atual e comparação com as melhores práticas de mercado.
Desenho da nova área de suprimentos centralizada, atuando na elaboração e gestão de contratos.
Resultados obtidos
- Nova área implementada juntamente com uma solução de e-procurement da Level.
- Redução de Compras Spot.
- melhoria do nível de serviço junto aos clientes internos e redução dos custos de aquisição/contratação.
- Processos mais ágeis.

Agosto/2018 até o momento
Situação atual
Área de Compras descentralizada entre as 7 unidades espalhadas pelo Brasil.
A maior parte das Compras Spot.
Muitas regularizações devido às compras realizadas pelos usuários.
Clientes internos insatisfeitos com a área.
Atuação Level
Análise dos processos atuais e comparação com as melhores práticas de mercado.
Entrevistas com os clientes internos a fim de entender as necessidades.
Desenho da nova áera centralizada, com nova política SLA e desenho do perfil do comprador.
Resultados obtidos
- Processo ainda em implantação da centralização da área.
- profissionais capacitados para execução das atividades fins.
- Redução dos custos de aquisição com a elaboração de contratos de fornecedores.

Novembro/2020 até o momento
Situação atual
Área de Compras dividida por linhas de produtos.
Muitos processos com a interferência Global, comprometendo prazos de sexcução.
Sistemas não integrados, sendo necessária troca de e-mails.
Atuação Level
Análise dos processos atuais e compração com as melhores práticas de mercado.
Entrevistas comos clientes internos a fim de entender as necessidades.
Desenho da nova área, com possibilidades de integração de sistemas e implantação de RPAs.
Resultados obtidos
- Foram identificadas 13 frentes de trabalho, objetivando reduzir a carga operacional da área de Compras, além da digitalização de todo o processo.