Case - Redesenho de processo


Agosto/2012 a Outubro/2018


Situação atual

Basicamente 2 áreas de Compras, sendo 1 na região Sul Fluminense e outra em São Paulo.

Processos diferentes e inadequados visando modelo futuro (solução de e-procurement)

Ausência de SLAs junto aos clientes internos.

Processos não automazidados e lentos.


Atuação Level

Mapeamento da situação atual e comparação com as melhores práticas de mercado.

Desenho da nova área de suprimentos centralizada, atuando na elaboração e gestão de contratos.


Resultados obtidos

  • Nova área implementada juntamente com uma solução de e-procurement da Level.
  • Redução de Compras Spot.
  • melhoria do nível de serviço junto aos clientes internos e redução dos custos de aquisição/contratação.
  • Processos mais ágeis.

Agosto/2018 até o momento


Situação atual

Área de Compras descentralizada entre as 7 unidades espalhadas pelo Brasil.

A maior parte das Compras Spot.

Muitas regularizações devido às compras realizadas pelos usuários.

Clientes internos insatisfeitos com a área.


Atuação Level

Análise dos processos atuais e comparação com as melhores práticas de mercado.

Entrevistas com os clientes internos a fim de entender as necessidades.

Desenho da nova áera centralizada, com nova política SLA e desenho do perfil do comprador.


Resultados obtidos

  • Processo ainda em implantação da centralização da área.
  • profissionais capacitados para execução das atividades fins.
  • Redução dos custos de aquisição com a elaboração de contratos de fornecedores.

Novembro/2020 até o momento


Situação atual

Área de Compras dividida por linhas de produtos.

Muitos processos com a interferência Global, comprometendo prazos de sexcução.

Sistemas não integrados, sendo necessária troca de e-mails.


Atuação Level

Análise dos processos atuais e compração com as melhores práticas de mercado.

Entrevistas comos clientes internos a fim de entender as necessidades.

Desenho da nova área, com possibilidades de integração de sistemas e implantação de RPAs.


Resultados obtidos

  • Foram identificadas 13 frentes de trabalho, objetivando reduzir a carga operacional da área de Compras, além da digitalização de todo o processo.
Share by: