Saneamento e governança de cadastros


Saneamento de cadastro de itens de materiais e serviços


O cadastro é importante no processo de produção, estocagem, distribuição, abastecimento, comercialização, tributação, controladoria, entre outros, ou seja, é de interesse de toda a organização. Existe um esforço grande das empresas em automatizar os processos e, com o apoio da tecnologia, desejam, cada vez mais, obter informações precisas para tomar decisões sobre o negócio. Sem dúvidas, a presença de bases consistentes é o caminho crítico para seu sucesso. Cadastros de materiais e serviços que não estão sujeitos a processos estruturados, padrões pré-definidos e pessoas capacitadas para fazer a gestão, fatalmente, oferecerão enormes dificuldades para os clientes internos da empresa, que precisarão incluir itens em seus processos de aquisição.


O desdobramento imediato desta falha na operação está, não raro, na aquisição de materiais equivocados, na perda de tempo em processos de cotação, na estocagem de itens fora de especificação e até mesmo na paralisação de uma linha de produção, prejudicada por falta de sobressalentes, uma vez que houve falha na especificação enviada ao fornecedor.


Quantas vezes os usuários deparam-se com itens duplicados e obsoletos em seus ERPs? A gestão estruturada de um cadastro inibe a criação de itens duplicados, facilita a pesquisa e auxilia a redução de custos operacionais em diversas áreas da empresa.

Desta forma, assim como a limpeza do cadastro, ou saneamento do cadastro de materiais da empresa, iniciativa pontual para resolução de problemas crônicos, é fundamental que seja estabelecido um modelo de governança para que, ao longo do processo de saneamento, o novo item a ser cadastrado já seja tratado no novo modelo operacional, evitando o retrabalho e problemas com baixa qualidade do cadastro de materiais. Para tal, a


Level conta com uma metodologia dividida em duas etapas:


  1. Saneamento e Padronização do Cadastro de Materiais;
  2. Gestão contínua do Cadastro de Materiais;


Assim, a Level Agro proporciona ganhos significativos para nossos clientes ao longo de toda a cadeia de suprimentos até a aplicação do item, abrangendo os processos desenvolvidos nas áreas de operação, manutenção, engenharia, gestão de estoque, almoxarifado e suprimentos. Também obtemos uma melhora na qualidade dos dados na base e contribuímos para a redução dos gastos administrados, colaborando para a melhoria do desempenho econômico-financeiro dos nossos clientes.


As principais atividades que a Level Agro oferece com esta solução são:

1.     Análise de Itens de Cadastro: Mapeamento detalhado do cadastro de itens identificando padrões e nomenclaturas internas, relevância de itens em função do giro e consumo de um período pré-definido.

2.      Eliminação de Duplicidade: Padronização da base visando identificar itens idênticos ou similares no cadastro, afim de sanear as duplicidades e obter um cadastro unificado.

3.      Padronização de Descrições: Estudo dos padrões internos de abreviaturas e padronização das descrições longas e curtas (PDM) utilizando a referência universal das categorias de itens UNSPSC.

3.      Enriquecimento de Descrições: Para enriquecimento é feito o mapeamento dos itens em catálogos técnicos, buscas nas bases internas e até mesmo pesquisas físicas para o melhorar as descrições.

5.      Homogeneização de Medidas: Na homogeneização da base são identificadas as unidades de medidas básicas por categoria de itens e definidas unidade de compra, bem como unidade de consumo.

6.      Categorização e Classificação: Inserção de itens saneados na árvore de categoria desenvolvida e inclusão ou revisão dos códigos NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos itens.

Proporcionamos ganhos significativos para nossos clientes ao longo de toda a cadeia de suprimentos 

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