Homologação e gestão de risco de fornecedores


A gestão de fornecedores, muitas vezes considerada como uma área de suporte à suprimentos, é, sem dúvida, uma das atividades mais estratégicas, considerando que os objetivos centrais de uma organização são obtenção de resultado e continuidade do negócio, a falta de controle efetivo do processo de homologação e gestão de fornecedores pode trazer riscos financeiros, comerciais e de reputação.


Por isso a Level Agro possui um processo eficiente de gestão de fornecedores podendo alavancar a vantagem competitiva da organização, pois a qualidade do produto final oferecido pela empresa depende dos serviços ou subprodutos utilizados na sua composição para cada categoria.

Para tal, dividimos nossa oferta de gestão de fornecedores em duas etapas. A primeira etapa é o processo de homologação, que avalia questões documentais, cadastrais, econômico-financeiras, exigências fiscais, ambientais e qualificações técnicas pertinentes a cada categoria fornecida pela empresa. A segunda etapa corresponde ao processo de avaliação periódica, em que, de tempos em tempos, deve ser realizada uma reavaliação do fornecedor para verificar a continuidade da aptidão no fornecimento de seus produtos e serviços. Dessa forma, é fundamental avaliar constantemente a base de fornecedores, a fim de garantir o atendimento das necessidades de sua empresa e, assim, alcançar resultados cada vez mais positivos para os negócios.


Com isso, mitigamos riscos no relacionamento com fornecedores inadequados (como a alta dependência econômica destes) e a utilização de práticas irregulares (como trabalho não-formalizado, não-pagamento de encargos trabalhistas/previdenciários e até mesmo profissionais desqualificados).


As principais atividades que a Level Agro oferece com esta solução são:

1.      Diagnóstico de fornecedores: Avaliação do modelo atual de gestão de fornecedores e levantamento dos processos de homologação e monitoramento dos mesmos (estrutura atual), políticas e processos.

2.      Apontamento de melhorias: Após definição de eventuais vulnerabilidades nos processos e tecnologia do modelo atual é feita a recomendação de melhorias e plano de implementação das mesmas.

3.      Definição dos controláveis: Através da utilização de uma matriz de risco criteriosa é feita definição do modelo de controle que será utilizado para o processo de homologação e gestão dos fornecedores.

4.      Desenvolvimento de Governança: Criação de estrutura organizacional com processos, políticas e manuais para consultas das melhores práticas na gestão de fornecedores.

5.      Implantação e Capacitação: Implantação do novo processo com acompanhamento através de um PMO e knowledge transfer no centro de especialização de gestão de fornecedores.

6.      Gestão de Fornecedores: A Level Agro como especialista em procurement, consegue fazer recomendações que influenciam a estratégia corporativa de contratação e controle de fornecedores.

Possuimos um processo eficiente de

gestão de fornecedores 

Entre em contato
Share by: